O Aproveitamento da Água da Chuva e o ESG
Meio Ambiente
Tiramos dos rios, lagos e poços mais água do que esses mananciais têm para dar. Daí as constantes crises hídricas.
Por outro lado, metade dos usos que fazemos da água são não potáveis e podem ser substituídos por água da chuva.
Portanto, aproveitar a água da chuva disponibiliza mais água para o Meio Ambiente.
A energia para captar, tratar e distribuir a água da rede emite 6 vezes mais CO2 que aproveitar a água da chuva. 1000 m³ de água da chuva utilizada evita a emissão de 285 kg de CO2.
Social
Podemos substituir metade dos usos diários por água da chuva, o que reduz significativamente o valor das nossas contas de água. Aproveitar a água da chuva é mais simples e barato que outras soluções. Por não ter cloro, a água da chuva é melhor para regar, irrigar, hidroponia, piscicultura, etc. Captar a chuva retém o pico inicial das águas que vão para a rede de drenagem. Portanto, diminui as enchentes, que são o desastre natural que mais causa perdas. Como cabe à Prefeitura construir e manter a rede pública de drenagem, diversos municípios concedem desconto no IPTU (IPTU Verde) para quem instala sistemas de aproveitamento da chuva.
Governança
A cada chuva, o telhado capta uma determinada quantidade de água. Nosso sistema de aproveitamento permite ao usuário monitorar, fazer ajustes e avaliar dados das medições, que otimizam a quantidade e a qualidade da água da chuva que vai do telhado para o reservatório e daí para os usos não potáveis. O sistema permite a gestão da água da chuva, parte da governança empresarial dos recursos hídricos.
Um novo modelo de mundo — como é o caso da inserção dos fatores ESG no padrão econômico-financeiro atualmente vigente.
Procuramos contribuir, através do Aproveitamento da Chuva, fortemente com os itens 1, 3 e 5.